SEJA BEM-VINDO AO SITE MONTEJUNTO PORTUGAL-ESPERO QUE SE DIVIRTA AO CONHECER PORTUGAL E O MUNDO-MUITO OBRIGADO POR VISITAR MONTEJUNTO PORTUGAL E VOLTE SEMPRE

POÇO DA NEVE E PICO DO ARIEIRO

A

Pico do Arieiro

 

O Pico do Arieiro é um pico situado na ilha da Madeira. Com 1818 metros de altitude é o terceiro pico mais alto da ilha, depois do Pico Ruivo 1861 m e do Pico das Torres 1851 m.

O pico pertence ao concelho do Funchal e é acessível através de automóvel. No seu cimo encontra-se uma pousada, um café e uma loja de venda de souvenirs, assim como um miradouro.

A partir do Pico do Arieiro parte um caminho pedestre que comunica com o Pico Ruivo.

O percurso demora três horas a ser feito e atravessa vários túneis escavados nas montanhas, sendo aconselhável o uso de lanternas e de roupa apropriada a quem deseje efectuá-lo.

Do Pico do Arieiro avistam-se outros locais da ilha, como a Ponta de São Lourenço, o Curral das Freiras e até mesmo a ilha do Porto Santo caso as condições meteorológicas sejam favoráveis.

Durante o Inverno o pico e as áreas circundantes podem encontrar-se cobertas com neve, sendo por isso alvo de visitas por parte dos habitantes da ilha.

Aqui se situa a Estação de Radar n.º 4 da Força Aérea Portuguesa.

 

POÇO DA NEVE

 

O Poço da Neve, foi «mandado construir em 1813 por um italiano que fabricava sorvetes».

Este edifício modelar, único no património cultural madeirense edificado, é propriedade da Câmara Municipal do Funchal desde 1936, inserido no Parque Ecológico do Funchal.

Está localizado a 1600 metros de altitude à direita de quem desce para o sítio do Poiso pela Estrada Regional n.º 202.

Este reservatório, «com a aparência de igloo dos esquimós», foi escavado no solo, «para manter as temperaturas baixas e impedir a fusão do gelo proveniente da neve e do granizo que caíam durante o Inverno, donde era retirado, nas estações subsequentes, para fabrico de sorvetes e utilização em hotéis e hospitais».

Tem forma redonda, com um diâmetro de 7,5 metros e uma altura de 8 metros, construído por pedras talhadas cabeças de basalto e de cobertura hemisférica também construída por lascas lajes de basalto presas por argamassa de cal.

Pode armazenar 265 metros cúbicos de gelo.

Monumento vivo madeirense, o Poço da Neve é classificado como de valor cultural local da Região Autónoma da Madeira, desde 30 de Julho de 1998.

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A