SEJA BEM-VINDO AO SITE MONTEJUNTO PORTUGAL-ESPERO QUE SE DIVIRTA AO CONHECER PORTUGAL E O MUNDO-MUITO OBRIGADO POR VISITAR MONTEJUNTO PORTUGAL E VOLTE SEMPRE

FOTOS DA CALÁBRIA ITÁLIA

A

CALÁBRIA

A Calábria é uma região do sul da Itália que ocupa o “dedo” da península itálica ao sul de Nápoles. Tem 2,09 milhões de habitantes, 15.079 km² e sua capital é Catanzaro. Tem limites ao norte com a Basilicata, a oeste com mar Tirreno, ao leste com o mar Jônico. A Calábria é separada da Sicília pelo estreito de Messina Do ponto de vista geográfico apresenta uma individualidade muito precisa, devido a sua posição periférica e quase de isolamento com respeito ao resto da Itália, a sua forma característica, e a sua estrutura morfológica. A região é uma longa e estreita península que se estende desde o norte para o sul ao longo de 248 km, com uma largura máxima de 110 km. Cerca de 42% da superfície da Calábria, o que equivale a 15.081 km² é montanhosa, 49% são colinas, enquanto as planícies ocupam só 9% do território da região. Está separada da Sicília pelo estreito de Messina, onde o ponto mais estreito - entre o cabo Peloro na Sicília e ponta Pezzo na Calábria tem só 3,2 km.

É uma região montanhosa Apeninos Calabreses e acidentada que se estende para Sicília, entre o mar Tirreno e o mar Jónico. Os Apeninos se ramificam em dois cordões principais, um é o da cadeia costeira que como seu nome indica segue a costa do Tirreno até o golfo de Santa Eufemia, tendo sua máxima altura no Monte Cocuzzo, de 1541 m. A cordilheira costeira ou Paolana prolonga-se até o baixo curso baixo do rio Savuto, entre a faixa costeira tirrena e o profundo vale do Crati. Este último separa a Cordilheira Costeira da Sila, extensa região de meseta que culmina a 1928 m no Botte Donato. 

TEXTO WIKIPÉDIA

 AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

FOTOS FONTE SKYSCRAPERCITY

 

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A