SEJA BEM-VINDO AO SITE MONTEJUNTO PORTUGAL-ESPERO QUE SE DIVIRTA AO CONHECER PORTUGAL E O MUNDO-MUITO OBRIGADO POR VISITAR MONTEJUNTO PORTUGAL E VOLTE SEMPRE

 

FOTOS DE ALTE

A

Alte

Alte é uma freguesia portuguesa do concelho de Loulé, com 94,33 km² de área e 1 997 habitantes. A sua densidade populacional é de 21,2 hab/km², o que lhe permite ser classificada como uma Área de Baixa Densidade portaria 1467-A/2001.

A freguesia fica no Algarve, a região do extremo sul de Portugal Continental, que contém, grosso modo, três zonas naturais, estendendo-se de leste para oeste, paralelas à linha meridional da costa e caraterizadas por uma altitude média crescente de sul para norte à qual se associam determinados habitats naturais e humanos. São essas zonas o Litoral propriamente dito, o Barrocal e a Serra esta última confinando, a norte, com o Alentejo.

O território da freguesia de Alte reparte-se entre o Barrocal e a Serra. A povoação de Alte, sede da freguesia, situa-se no centro geográfico do Algarve, exatamente no limite entre o Barrocal e a Serra.

Afastada do turístico Litoral, é considerada uma das aldeias mais típicas e preservadas do Algarve e mesmo de todo o Portugal, com as suas casas pintadas nas cores correntes da região ocre, almagre, azulão, antracite, destacando-se de um fundo branco, as açoteias, as tradicionais chaminés e as ruelas pavimentadas em calçada portuguesa.

Em 1871, nasceu aí o poeta Francisco Xavier Cândido Guerreiro, cujo retrato se encontra perpetuado nos painéis de azulejos do aprazível jardim da Fonte Pequena, juntamente com alguns dos seus poemas, o mais célebre dos quais se inicia pela seguinte quadra:

Porque nasci ao pé de quatro montes Por onde as águas passam a cantar As canções dos moinhos e das fontes Ensinaram-me as águas a falar.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

FOTOS FONTE SKYSCRAPERCITY

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A