SEJA BEM-VINDO AO SITE MONTEJUNTO PORTUGAL-ESPERO QUE SE DIVIRTA AO CONHECER PORTUGAL E O MUNDO-MUITO OBRIGADO POR VISITAR MONTEJUNTO PORTUGAL E VOLTE SEMPRE

IMPÉRIO RUSSO

 

A

Império Russo

 

O Império Russo, também conhecido coloquialmente como Rússia, foi um estado que cobriu o Leste Europeu, a Ásia Central e América do Norte, de 1721, quando o Czar Pedro I, o Grande, oriundo da dinastia Romanov, proclamou o Império e iniciou o processo de expansão territorial, até a Revolução Russa de 1917, que depôs o Czar Nicolau II, último imperador.

Como centro político-cultural, o Império Russo sucedeu o Czarado Moscovita e antecedeu a União Soviética.

Por toda a sua existência, esteve sob a soberania da família Romanov.

Foi o segundo maior império contíguo e o terceiro maior império da história; a certo ponto, em 1866, se estendia da Europa do Leste, percorria toda a Ásia e chegava à América do Norte: no início do século XIX passou a ser o maior país do mundo, com um território que ia do oceano Ártico, no norte, ao mar Negro, no sul, e do mar Báltico, no oeste, ao oceano Pacífico, no leste.

Por todo este vasto império estavam distribuídos os 176,4 milhões de súditos do imperador russo, a maior população do mundo na época.

Esta população apresentava grandes disparidades econômicas, étnicas e religiosas. Em 1913 a riqueza do império era calculada em 257,7 bilhões de dólares, e seu governo era uma das últimas monarquias absolutistas existentes na Europa.

Até a Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Rússia costumava ser considerada uma das cinco chamadas "Grandes Potências" do continente europeu, com um exército de mais de 5 milhões de homens, o maior do mundo à época.

Em meio a profundas crises econômicas, caos social e agitação política, o Império Russo é dissolvido, e a imensa maioria de seu território passa a comportar a União Soviética, que por todo o século XX seria um sucessor à altura do que foi o Império nos séculos XVIII e XIX.

Território

A capital do império era São Petersburgo, que em 1914 foi rebatizada de Petrogrado traduzindo: Cidade de Pedro, remontando aos imperadores russos de nome Pedro.

Ao final do século XIX o tamanho do império era de cerca de 22.400.000 quilômetros quadrados, abrangendo vastas áreas da Europa oriental e do norte e centro da Ásia.

Seus limites eram o oceano Ártico ao norte, o Cáucaso e as fronteiras com a Pérsia e Afeganistão ao sul, o Oceano Pacífico e as fronteiras com a China, Coreia e Japão a leste e a oeste os montes Cárpatos, onde fazia fronteira com a Alemanha e a Áustria-Hungria.

O Império Russo ainda chegou a contar com um território na América, o Alasca, que foi em 1867 vendido aos Estados Unidos.

Em seu apogeu, o Império Russo incluía, além do território russo atual, os estados bálticos Lituânia, Letônia e Estônia, a Finlândia, Cáucaso, Ucrânia, Bielorrússia, boa parte da Polônia antigo Reino da Polônia, Moldávia Bessarábia e quase toda a Ásia Central.

Também contava com zonas de influência no Irã, Mongólia e norte da China.

Em 1914 ,o Império Russo estava dividido em 81 províncias e vinte regiões. Vassalos e protetorados do império incluíam os canatos de Khiva e Bukhara e, depois de 1914, Tuva.

População

De acordo com o censo de 1897 sua população era próxima dos 128 200 000 habitantes, sendo que a maioria deles 93,4 milhões vivia na Rússia Europeia.

Como não poderia deixar de ser, havia grande diversidade étnica no Império Russo.

Mais de 100 diferentes grupos étnicos viviam ao longo do território russo, sendo que a etnia russa compreendia cerca de 45% da população.

Organização política

O Império Russo era uma monarquia hereditária liderada por um imperador autocrático tzar da dinastia Romanov.

A religião oficial do Estado era o cristianismo ortodoxo, representado pela Igreja Ortodoxa Russa.

Os sujeitos do império foram separados em estratos classes conhecidas como "dvoryanstvo" nobreza, clero, comerciantes, cossacos e camponeses.

Ainda os nativos da Sibéria e Ásia Central foram oficialmente registrados em uma classe chamada "inorodsty" estrangeiros.

Geografia

A Rússia Imperial, tendo sido o terceiro maior império do mundo em território depois do britânico e do mongol continha muitos estados e territórios.

Na sua maior expansão se estendia pela maior parte do norte da Eurásia.

Continha quase todos os tipos de ecossistemas e uma grande variedade de paisagens e climas.

A maior parte da paisagem era uma vasta planície, tanto na parte europeia quanto no lado asiático que são amplamente conhecidos como Sibéria e Turquestão.

Estes são predominantemente planícies estepe no sul e densa floresta ao norte, a tundra, ao longo da costa norte.

Há cadeias de montanhas ao longo da fronteira sul, tais como o Cáucaso, o Tian Shan o ponto mais alto de todo o império com um tamanho médio de 7100 metros nos montes Altai, e na parte oriental, como a cordilheira Verjoyansk ou vulcões na península de Kamchatka, Alaska e cadeias de montanhas com os grandes gigantes monte McKinley.

Notáveis são os Urais na parte central que é a principal divisão entre a Europa e a Ásia.

TEXTO WIKIPÉDIA

 

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A