SEJA BEM VINDO AO SITE MONTEJUNTO PORTUGAL -- AQUI PODE ENRIQUECER SEUS CONHECIMENTOS -- ESPERO QUE TENHO GOSTADO DA VISITA -- O MEU MUITO OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

ROMULO E REMO

a

Rômulo e Remo

Rômulo e Remo são, segundo a mitologia romana, dois irmãos gêmeos, um dos quais, Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei. Segundo a lenda, eram filhos de Marte e de Reia Sílvia ou Rhea Silvia, descendente de Eneias.

A data de fundação de Roma é indicada, por tradição, em 21 de abril de 753 a.C. também chamado de "Natal de Roma" e dia das festas de Pales.

A lenda

A fuga de Troia

Na Eneida de Virgílio e na Ab Urbe condita libri de Tito Lívio, Eneias, filho da deusa Vênus, foge de Troia, derrotada pelos aqueus, com seu pai Anquises e seu filho Ascânio, enquanto sua mulher Creúsa, filha do rei Príamo, desaparece enquanto deixam a cidade. Segundo essa lenda, Roma foi fundada por Rômulo, cuja origem remonta à guerra de Troia. Quando Eneias se dirige à Itália, uma tempestade atinge o navio, por desejo de Juno, e o obriga a aportar em Cartago, onde é recebido por Dido, rainha da cidade.

A

Eneias em Cartago

Durante um banquete em sua homenagem, em Cartago, Eneias começa a contar suas aventuras: a queda de Troia, o estratagema do cavalo e a fuga com o pai e o filho. Depois que fogem, refugiam-se no monte Ida, onde permaneceram durante o inverno à espera da construção de uma frota, partindo em seguida para uma nova pátria.

No fim de sua narrativa, Dido está apaixonada por Eneias, porque Vênus substituiu o filho dele por Cupido, que acerta Dido com uma de suas flechas. Dido pede a Enéias que permaneça com ela e reine em Cartago. Eneias e seus companheiros, depois de ficarem um ano em Cartago, partem por ordem de Júpiter para o Lácio. Dido, vendo ao longe os navios de Eneias, maldiz a estirpe troiana e se suicida.

Eneias chega ao Lácio

Depois de várias peregrinações no Mediterrâneo, Eneias aporta no Lácio, como sua mãe previra, dizendo que fundaria uma cidade na pátria de Dárdano seu antepassado que, segundo a lenda, havia fundado Troia. No Lácio, Eneias é acolhido amavelmente pelo rei Latino, que lhe oferece sua filha Lavínia em casamento. Entretanto, a princesa já tinha sido prometida a Turno, rei dos rútulos.

A disputa pela mão da jovem torna-se uma verdadeira guerra, da qual participam as várias populações itálicas, compreendendo etruscos e volscos. Eneias se alia a algumas populações gregas provenientes de Argos e estabelecidas na cidade de Palante, sobre o monte Palatino, reino do árcade Evandro e de seu filho Palante. A guerra é sangrenta, Palante morre logo, atingido por Turno e, para evitar mais vítimas, a disputa entre Eneias e Turno deve resolver-se em um combate entre os dois comandantes e pretendentes. Eneias mata Turno, casa-se com Lavínia e funda a cidade de Lavínio, a atual Pratica di Mare.

A

Alba Longa

Trinta anos mais tarde, Ascânio, filho de Eneias funda uma nova cidade, Alba Longa, sobre a qual reinam seus descendentes. Cerca de 400 anos depois, Procas pouco antes de morrer, queria que seus dois filhos, Numitor e Amúlio se reconciliassem. Feito isso, pediu para seu filho Amúlio dividir sua herança em duas e para Numitor escolher com qual parte queria ficar.Dias depois, Procas já havia morrido e como pedido seu filho Amúlio havia separado a sua herança em duas: O cargo de ser rei e todas as riquezas do pai. Numitor, escolheu o cargo de rei, poir achou que era o certo como filho primogênito herdar o trono. Amúlio de qualquer jeito ficou feliz sendo rico. Numitor casou-se e teve uma filha, chamada Reia Sílvia, seu irmão Amúlio também, e teve uma filha chamada Anto. As duas primas viraram muito amigas. Tempo depois, Numitor teve outro filho, Lauso, o que preucupou muito Amúlio, pois Lauso iria ser o herdeiro do trono. Numitor, é deposto pelo irmão Amúlio. Com medo de perder o trono para os descendentes de Numitor, Amúlio matou seu sobrinho Lauso e obrigou sua sobrinha, Reia Sílvia, à virgindade perpétua, tornando-a Vestal sacerdotisa virgem, consagrada à deusa Vesta. e a fazer voto de castidade. No entanto, é fecundada e, para atenuar sua falta, diz que foi seduzida pelo deus Marte deus romano da guerra ; Reia deu a luz aos gêmeos Rômulo e Remo.

A

O nascimento de Rômulo e Remo

Amúlio, para punir Reia Sílvia, a prende em um calabouço e por medo destes heróis, filhos de um deus, quererem tomar seu lugar, mandou um servo para matá-los, mas o servo encarregado não tem coragem de cumprir a ordem e os abandona em uma cesta no rio Tibre. Ora, é primavera, período de cheias em que o rio sai de seu leito. O servo deposita o cesto que contém os bebês nas águas do rio que sobe e elevam o cesto. Quando as águas da cheia recuam, este fica em terra, ao pé do Palatino. Atraida pelo choro dos recém-nascidos, uma loba sai do bosque e os encontra; Como ela acabou de perder seus filhotes, ofereceu suas tetas às crianças e, como fez com seus filhotes, os lambe com sua longa língua. Algum tempo depois, um pastor de ovelhaschamado Fáustulo encontrou os meninos e levou-os para casa, onde sua mulher Aca Laurência os criou.

Rômulo e Remo cresceram na cabana de seus pais adotivos. A caça dos animais selvagens, a corrida e os exercícios físicos enriqueceram seus corpos e suas almas. Tinham como companheiros pastores e, com eles, atacavam os salteadores de passagem para roubar-lhes seus espólios.

Acusado de roubo, Remo foi capturado e levado à presença do rei Amúlio. Fáustulo, o pastor, resolveu então contar a Rômulo a história de sua origem. Rômulo foi até Alba Longa, libertou seu irmão, matou Amúlio, devolveu o trono a seu avô Numitor e à sua mãe as honras que lhe eram devidas.

A

Roma: a nova cidade

Os gêmeos compreenderam que não havia futuro para eles em Alba Longa Acompanhados de todos os indesejáveis da cidade, voltaram para o local onde foram abandonados e decidiram então fundar uma cidade.

Rômulo quer chamá-la Roma e edificá-la sobre o Palatino, enquanto Remo deseja batizá-la como Remora e fundá-la sobre o Aventino. É o próprio Tito Lívio quem se refere às duas versões de maior credibilidade dos fatos:

"Como eram gêmeos e o respeito à progenitura não podia funcionar como critério eletivo, cabia aos que protegiam aqueles lugares indicar, através dos auspícios, quem seria escolhido para dar o nome à nova cidade e reinar depois da fundação. Assim, para interpretar os auspícios, Rômulo escolheu o Palatino e Remo escolheu o Aventino. O primeiro presságio teria cabido a Remo. Este avistou seis abutres.Rômulo por sua vez, avistou doze. Como Rômulo estava afastado quando o presságio foi anunciado, os respectivos grupos proclamaram um e outro como reis ao mesmo tempo. Uns sustentavam que tinham direito ao poder com base na prioridade no tempo, outros com base no número de pássaros vistos. Surgiu assim uma discussão e da luta raivosa de palavras se passou ao sangue: Remo, golpeado na cabeça, caiu por terra. É mais notável a versão segundo a qual Remo, para surpreender o irmão, teria escalado os muros recém-construídos pomerium, e Rômulo, com raiva, teria ameaçado com estas palavras: "Assim, de agora em diante, morra quem escalar os meus muros". Deste modo, Rômulo se apossou sózinho do poder e a cidade fundada tomou o nome do fundador.

Segundo a lenda, Roma foi fundada em 753 a.C.

EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A