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NASCIMENTO DE JESUS

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Nascimento de Jesus

O Nascimento de Jesus, chamado também de Natividade, é uma referência aos relatos do nascimento de Jesus presentes principalmente nos evangelhos de Lucas e Mateus, mas também em alguns textos apócrifos.

Os evangelhos canônicos de Lucas e Mateus contam que Jesus nasceu em Belém, na província romana da Judeia de uma mãe ainda virgem. No relato do Evangelho de Lucas, José e Maria viajaram de Nazaré para Belém para comparecer a um censo e Jesus nasceu durante a viagem numa simples manjedoura . Anjos o proclamaram salvador de todas as pessoas e pastores vieram adorá-lo. No relato de Mateus, astrônomos seguiram uma estrela até Belém para levar presentes a Jesus, nascido o "rei dos judeus". O rei Herodes ordenou em seguida o massacre de todos os garotos com menos de dois anos da cidade, mas a família de Jesus conseguiu escapar para o Egito e, depois que Herodes morreu, voltou para Nazaré.

Muitos acadêmicos defendem que as duas narrativas são não-históricas e contraditórias . Outros estudiosos cristãos defendem o contrário, ou seja, que não há contradição alguma e destacam as similaridades entre os relatos . Finalmente, há os que entendem que a discussão sobre a historicidade dos evangelhos é secundária, argumentando que eles foram escritos como documentos teológicos e não como cronologias históricas.

A principal celebração religiosa entre os membros da Igreja Católica e de diversos outros grupos cristãos é o serviço religioso da Véspera de Natal ou o da manhã do Dia de Natal. Durante os quarenta dias que levam ao Natal, a Igreja Ortodoxa pratica o Jejum da Natividade, enquanto que a maioria das congregações cristãs incluindo a Igreja Católica, a Comunhão Anglicana, muitas igrejas protestantes e os batistas iniciam a observância da temporada litúrgica do Advento quatro domingos antes do Natal — para todos, o período é de limpeza e renovação espiritual para a celebração do nascimento de Jesus.

Na teologia cristã, o nascimento é a encarnação de Jesus como segundo Adão, a realização da vontade de Deus com o objetivo de desfazer o dano provocado pela queda do primeiro Adão. As representações artísticas da Natividade tem sido um grande tema para os artistas cristãos desde o século IV. A partir do século XIII, o presépio enfatiza a humildade de Jesus e promove uma imagem mais terna de Jesus, um importante ponto de inflexão em relação às mais antigas imagens do Jesus "Senhor e Mestre", o que acabou por influenciar o ministério pastoral do cristianismo

Evangelhos canônicos

Os relatos sobre o casamento de José e Maria e o nascimento de Jesus aparecem em dois dos quatro evangelhos canônicos, o Evangelho de Lucas e o Evangelho de Mateus. Lucas relata principalmente os eventos que antecedem ao nascimento e se concentra em Maria. Mateus, por outro lado, relata principalmente os eventos posteriores e se concentra em José . Os dois outros evangelhos canônicos, o Evangelho de Marcos e o Evangelho de João, começam suas narrativas sobre a vida de Jesus com ele já adulto e ambos afirmam que ele teria vindo da Galileia Marcos 1:9; João 7:41-42; João 7:52. João menciona o nome do pai dele João 6:42, mas, fora isto, nenhum dos dois apresenta qualquer detalhe anterior.

Contudo, muitos eventos do relato de Lucas não estão em Mateus — por exemplo, a viagem de Nazaré para Belém — e outros aparecem apenas em Mateus, como a Fuga para o Egito .

Geralmente se considera que o relato da Natividade no Novo Testamento se encerra com a cena de Jesus entre os doutores, anos depois, já depois de a família ter retornado para a Galileia .

Evangelho de Lucas

A Natividade é um elemento importante do Evangelho de Lucas e abrange mais de 10% do texto. Seu relato é três vezes mais longo que o de Mateus e maior do que muitos livros do Novo Testamento . Lucas não se apressa para chegar ao nascimento e prepara-se para o evento narrando diversos episódios anteriores : ele é o único a relatar o nascimento de João Batista, um episódio que ele utiliza para traçar paralelos com o nascimento de Jesus , por exemplo, entre a visita do anjo Lucas 1:5-25 a Zacarias sobre o nascimento de João Batista e a Anunciação a Maria Lucas 1:26-38 a respeito do nascimento de Jesus ou também entre a Canção de Zacarias Lucas 1:57-80 sobre João e a Canção de Simeão Lucas 2:1-40 sobre Jesus. Porém, enquanto Lucas dedica apenas dois versículos Lucas 1:57-58 ao nascimento de João, o nascimento de Jesus aparecem em vinte Lucas 2:1-20 . Lucas então liga os dois nascimentos no episódio da Visitação e afirma que Maria e Isabel são primas . Não existe menção de parentesco entre João e Jesus nos demais evangelhos e o estudioso Raymond E. Brown afirma que o fato é de "duvidosa historicidade . Géza Vermes o chama de "artificial e indubitavelmente uma criação de Lucas .

Em Lucas, Maria fica sabendo pelo anjo Gabriel que irá ter um filho chamado Jesus. Quando ela pergunta como seria possível, dado que era ainda uma virgem, Gabriel afirma que o Espírito Santo «virá sobre ti [ela]» Lucas 1:35 e que «nenhuma palavra, vinda de Deus, será impossível» Lucas 1:37. Sua resposta ficou depois famosa: «Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra» Lucas 1:38. Depois Maria visita uma parente, Isabel, que está grávida de João Batista.

Quando Maria está perto de dar à luz, ela e o marido viajam de Nazaré para a terra ancestral de José em Belém para se registrarem no censo de Quirino Lucas 2:2. Maria entra em trabalho de parto e, sem conseguir encontrar um lugar para se hospedar, o casal se refugia com o recém-nascido numa manjedoura Lucas 2:1-7.

Um anjo visita os pastores que estavam nas redondezas e lhes leva «uma boa nova de grande gozo» Lucas 2:10: «Hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo Senhor» Lucas 2:11. O anjo conta que encontrarão a criança embrulhada em panos e deitada numa manjedoura. Ao anjo se junta uma «multidão da milícia celestial» Lucas 2:13 que canta «Glória a Deus nas maiores alturas, E paz na terra entre os homens a quem ele quer bem.» Lucas 2:14 Os pastores correram para o estábulo em Belém e lá encontraram Maria, José e Jesus. Eles repetiram o que ouviram do anjo e depois retornaram aos seus rebanhos Lucas 2:16-20. Maria e José levaram depois Jesus até Jerusalém para ser circuncidado Lucas 2:22 antes de retornarem todos para Nazaré Lucas 2:39.

Evangelho de Mateus

Depois do casamento de José e Maria em Mateus 1:18, José fica muito perturbado pela gravidez de Maria. Contudo, no primeiro dos três sonhos de José, um anjo afirma que ele não deve temer tomar Maria como sua esposa, pois a criança que ela carrega foi concebida pelo Espírito Santo .

A mensagem do anjo a José em Mateus 1:21 inclui a origem do nome Jesus e adquire implicações salvíficas quando o anjo instrui José: «a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos pecados deles» Mateus 1:21 . É o único ponto de todo o Novo Testamento no qual o termo "salvar seu povo" aparece junto com "pecados" criando uma relação de causa e efeito .

Estudiosos há muito debatem se Mateus 1:22-23 foi dito pelo anjo ou por Mateus . Porém, Mateus 1:23 é, sem dúvida, a base para o uso do nome "Emanuel" "Deus está conosco" . O nome Emanuel— das palavras hebraicas ’El - "Deus" e עִמָּנוּ ʻImmānū - "conosco" — está relacionado com Isaías 7:14 e esta é mais uma de mais de uma dúzia ocorrências neste evangelho na qual Mateus, enquanto discute Jesus como sendo a realização de antigas profecias, faz referência ao livro de um dos profetas .

Em Mateus 2:1-12, a Estrela de Belém revela o local do nascimento de Jesus para um número tradicionalmente três dos "magos, geralmente traduzido como "magos" ou "sábios , que viajaram até Jerusalém vindos de um país desconhecido "no oriente" Mateus 2:1-4.

Os magos visitaram primeiro Herodes, o Grande, e perguntaram onde poderiam encontrar o recém-nascido "rei dos judeus". Herodes questionou seus conselheiros onde o Messias nasceria e eles responderam que seria em Belém, a terra natal do rei David, citando o profeta Miqueias Miqueias 5:2-4. Herodes pediu aos magos que seguissem para lá e que depois voltassem para reportar se tinham conseguido encontrar a criança Mateus 2:4-6.

TEXTO WIKIPÉDIA

 

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